segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto B2 - A colonização da América do Norte.

A colonização na América do Norte


A partir do século XVII (17), além de portugueses e espanhóis, emigrantes de diversos países europeus começaram a povoar a América. Os franceses fundaram Quebec (1608) e Montreal (1642), no atual Canadá, onde exploraram o comércio de peles com os indígenas. Em 1682, ocuparam o território ao longo do Mississipi, instalando a colônia de Louisiana.

Os holandeses se fixaram no atual Suriname e em ilhas do Caribe, onde cultivaram cana-de-açúcar. Em 1626, fundaram Nova Amsterdã, perdida para os ingleses quatro décadas depois e rebatizada de Nova Iorque.

Os ingleses ocuparam a costa atlântica dos atuais Estados Unidos, onde estabeleceram as chamadas treze colônias Inglesas da América. Na primeira metade do século XVIII(18), as treze colônias desenvolveram dois tipos distintos de colonização.

No norte, os colonos eram, em sua maioria, descendentes de puritanos e de quakers que, para escapar às perseguições políticas e religiosas na Inglaterra, decidiram começar uma nova vida na América. Em pequenas propriedades rurais, praticavam uma agricultura diversificada e criavam porcos, empregando trabalhadores livres e assalariados. Ergueram escolas, oficinas, pequenas lojas e armazéns. Em suas cidades, trabalhavam advogados, médicos, professores, ferreiros, comerciantes etc. Por essas características, as colônias nortistas foram chamadas de colônias de povoamento.

Já no sul, formaram-se colônias de exploração. O clima subtropical favorecia o plantio de tabaco, arroz, algodão e anil, que foram cultivados em latifúndios monocultores escravistas. Esses produtos eram exportados para a Inglaterra e beneficiados pelas fábricas inglesas. Além de fornecedoras de matéria-prima, as colônias do sul eram, também, consumidoras dos produtos da Metrópole. Por serem mais lucrativas do que as do Norte, as colônias sulistas sofriam maior fiscalização do governo inglês, que exigia o cumprimento rigoroso do pacto colonial.

Logo surgiu o comércio entre as Treze Colônias. Navios das colônias do norte levavam madeira, cereais, roupas e tecidos para vender no sul e nas Antilhas – a preços mais baratos que os da Metrópole. Dos sulistas, as colônias do norte compravam rum, melaço, açúcar e algodão. Depois, os nortistas trocavam rum por escravos, na África, e os revendiam para os sulistas. Nesse comércio triangular lucravam os colonos e perdia a Metrópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário